Brasília, nossa capital!

Esqueça qualquer questão político-partidária, nossa visita à Brasília foi meramente turística, e foi uma excelente surpresa.

Em 2018, resolvi que queria conhecer mais o Brasil e não apenas outros lugares pelo mundo. Então, já que estávamos em Goiânia, alugamos um carro e fomos até Brasília (com uma parada em Abadiânia).

Chegamos em Brasília em uma quinta-feira e eu fiquei muito surpresa com as avenidas largas, com o planejamento tão famoso idealizado e implementado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Uma cidade arborizada, sem muitos semáforos, com superquadras e setores, como, por exemplo, setor de hospitais, etc…

Apesar de não ser uma grande entendedora, eu e meu marido curtimos muito arquitetura e resolvemos nos hospedar no Brasília Palace Hotel, arquitetura assinada por Oscar Niemeyer e localizado ao lado do Palácio da Alvorada (que pode ser visitado às quartas-feiras) e próximo ao Palácio do Jaburu (proibida visitação, em razão de ser atual residência do Presidente Michel Temer).

Caso você não fique neste hotel, sugiro que faça uma visita, inclusive para ver obras de Athos Bulcão, e aproveite para tomar café, almoçar ou jantar no restaurante que fica em frente a piscina, uma delícia.

No dia que chegamos já fomos fazer um pouco de turismo, o que é muito fácil, se você estiver de carro. Todos os lugares possuem estacionamento gratuito e seguro. Os prédios públicos são abertos ao público e com entrada gratuita, aconselho agendar com uma semana ou mais de antecedência, para garantir. Eu não reservei, mas não tive problemas, porque todos os atendentes desses lugares são extremamente simpáticos e amáveis e nos ajudaram a agendar no local. Fiquei encantada com o preparo, gentileza, cultura e bom-humor dos servidores que nos atenderam. Eles são extremamente orgulhosos do seu trabalho e do país (apesar de se incomodarem com a grande corrupção que tomou conta do país).

Fomos no Palácio do Itamaraty, Palácio do Planalto, inclusive na sala do Presidente, Palácio da Justiça Senado Federal, Câmara dos Deputados. Não entramos no STF, STJ e Palácio da Alvorada, por causa da data.

Mas, Brasília não é só isso, vale a pena dar um voltinha de carro pelo Setor das Embaixadas, como também, almoçar ou jantar em um dos restaurantes do Pontão do Lago Sul, uma espécie de calçadão de frente para o mar, só que é o Lago mesmo. O povo anda de lancha, jet ski, passeia, toma café, sorvete ou apenas contempla, é super gostoso.

Para quem curte um Shopping, o Iguatemi de lá e bem legal. Almoçamos no Pobre Juan e estava bem gostoso, além do ambiente ser bem legal. Falando em comer, fomos ao Cocobambu também e no Restaurante Oscar.

Outros pontos turísticos são: LBV, Catedral (que tem uma feira de flores lindas na frente), Museu JK, Torre de TV que tem uma vista bem legal da Cidade e seu “desenho” e a Igreja de Dom Bosco!

Muito interessante, pelo menos para quem mora em SP, são os prédios residenciais, baixos (respeitando o planejamento) e sem muros, portarias e guaritas. Incrível a sensação de segurança que eu tive lá.

Se você, assim como eu antes, não pensa em conhecer Brasília, eu recomendo. Vá de coração aberto e tente ver algum documentário sobre a construção de Brasília, para você ver o antes e o depois.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s